Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Solenidade da Natividade de São João Batista


Antes de ler, reze:
São João Batista, precursor do Messias, fazei que eu possa cada vez mais anunciar o como vós, a vinda do Senhor, e que cada vez mais eu possa proclamar como vós, que Ele cresça e eu diminua.

I leitura Is 49, 1-6
1. Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
2. Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava.
3. E disse-me: Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei.
4. E eu dizia a mim mesmo: Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa.
5. E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
6. Disse-me: Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo.


II leitura At 13, 22-26
22. Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades.
23. De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus.
24. João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel.
25. Terminando a sua carreira, dizia: Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado.
26. Irmãos, filhos de Abraão, e os que entre vós temem a Deus: a nós é que foi dirigida a mensagem de salvação.


Evangelho Lc 1, 57-66.80
57. Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho.
58. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela.
59. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias.
60. Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João.
61. Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome.
62. E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse.
63. Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados.
64. E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus.
65. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia.
66. Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele.
80. O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.


Reflexão
A data de hoje (24 de junho) - Solenidade da Natividade de São João Batista - é comemorada tanto no Ocidente quanto no Oriente, onde é mais chamado de precursor do que de batista. Lá também é chamado de anjo (mensageiro) do deserto.
No ocidente temos, na forma ordinária (FO) e extraordinária (FE), a missa da Vigília, para o dia 23.
Na FO, o dia 24 é Solenidade. Na FE é um Festa de I classe, que é o equivalente.
Também o rito do Santo Sacrifício no Ocidente trazem marcas do Santo Batista.


- É citado duas vezes no Confiteor (FE), logo depois da Virgem Maria e de São Miguel;
- É citado logo depois da Virgem Maria na oração "Suscipe Sancta Trinitas" (FE), depois de preparada a matéria do sacrifício;
- É citado no Cânon Romano, no "Nobis quoque" quando fala dos santos apóstolos e mártires;
- Suas palavras são usadas pelo sacerdote e pelo povo: "Ecce Agnus Dei, ecce qui tollit peccata mundi" e "Agnus Dei qui tollis peccata mundi";
- É citado no Último Evangelho, no fim da Missa (FE);


Na Divina Liturgia de São João Crisóstomo:
- Normalmente é representado junto do Senhor e da Virgem Maria na iconostase;
- É honrado no corte da prósfora, ou seja, na preparação da matéria do sacrifício;
- É honrado antes da conclusão da anáfora, logo após a comemoração da Virgem Maria.


Por fim, São João, já adulto, deixou-nos uma frase belíssima, que, na minha opinião, é ideal para um novo movimento litúrgico: Importa que ele cresça e que eu diminua (Jo 3,30).
Num mundo liberal e relativista, num período em que tanto se fazem "auto-celebrações", uma espiritualidade de despojamento, anúncio do Reino, denúncia do pecado, exemplo de virtude, amor e alegria junto do Cordeiro de Deus, o qual se deve apontar, além do desejo de diminuir para Deus somente aparecer, é conveniente! Muito conveniente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário